1º Ten Luiz Neto e Cabo PM Daniel Mattos recebem Títulos de Cidadão Benemérito e Honorário da Estância Turística de Barretos
Homenagens foram propostas pelo vereador Marcos Mariano (UNIÃO)
Em Sessão Solene realizada na noite de quarta-feira (06 de agosto), na Câmara, o Comandante do Pelotão de Força Tática, 1º Tenente Luiz Francisco dos Santos Neto, recebeu o título de Cidadão Benemérito da Estância Turística de Barretos; e o Cabo PM, Daniel Mattos de Carvalho, recebeu o Título de Cidadão Honorário.
As homenagens foram propostas pelo vereador Marcos Mariano (UNIÃO), por meio dos Projetos de Decreto Legislativo de nº 18/2025 (1º Ten Luiz Neto), e nº 19/2025 (Daniel Mattos), aprovados por todos os vereadores.
Fizeram parte da Mesa de Autoridades: os vereadores Marcos Mariano(UNIÃO), Paçoca (SOLIDARIEDADE) e Bodão da Construção (PODE); a Coordenadora Operacional do 33º BPM-I (Batalhão de Polícia Militar do Interior), Major Esther Sewastjanow Silva Santos; o Chefe de Seção de Polícia Judiciária Militar, Capitão PM Leandro Fonseca; e o Coordenador Geral de Segurança do Município de Barretos, Marcelo Souza (representando o Prefeito Odair Silva).
Os vereadores Juninho Bandeira (PL) e Danúbia Alves (PSB) justificaram as ausências e gravaram depoimentos em vídeos aos homenageados.
Também estiveram presentes: os assessores parlamentares Paulo Henrique de Souza (Marcos Mariano); Andrea Cristina Ribeiro (Marcos Mariano); Kevin Shimoyama (Juninho Bandeira); Caio César Ramiro da Silva (Tiagão Alves), Augusto Pedroso (Itamar Alves), além policiais militares, familiares e amigos dos homenageados.
A solenidade teve transmissão ao vivo pela TV Câmara no canal 31.3, Youtube.
VEJA FOTOS NO FIM DA PÁGINA
USE O LEGIS VÍDEOS PARA CORTAR TRECHOS DA SESSÃO
CONHEÇA OS HOMENAGEADOS:
1º TEN LUIZ FRANCISCO DOS SANTOS NETO
Luiz Francisco dos Santos Neto nasceu em Barretos e tem 30 anos de idade. É filho do policial militar, Luiz Junior e da professora da rede municipal de ensino, Fátima Domingues; e casado com a cabo da policia militar, Daniele Leme.
Com 18 anos de idade, ingressou na Academia de Polícia Militar do Barro Branco, onde se formou Bacharel em Ciências Policiais de Segurança e Ordem Pública. Com 21 anos, passou a atuar nas ruas da capital paulista e da Grande São Paulo, atuando no 49º Batalhão Metropolitano (região de Pirituba) e no 33º Batalhão Metropolitano (em Carapicuíba).
Com 23 anos de idade, em 2018, foi transferido para Barretos/SP. Desde então, tem atuação de destaque no combate ao tráfico de drogas e outros delitos, o que resultou em reconhecimento como "Policial do Mês" do 33º Batalhão da Polícia Militar do Interior nos meses de março de 2019 e de abril de 2025.
Possui curso de especialização em "Força Tática para Oficiais", "Policiamento em Eventos" (realizado pelo 2º Batalhão de Choque), "Gerenciamento de Crises", dentre outros.
Fato curioso deo 1º Ten Luiz Neto é que o avô, o pai, o tio, o irmão e esposa também são policiais militares do Estado de SP.
Atualmente, o 1º Tenente Luiz Neto atua na função de Comandante de Pelotão de Força Tática do Município de Barretos, onde desenvolve operações, apoio e fiscalização da tropa.
DANIEL MATTOS DE CARVALHO
Daniel Mattos de Carvalho nasceu em Ribeirão Preto/SP, tem 42 anos de idade e mora em Barretos há 34 anos. É casado com a técnica em radiologia, Ludmila Fernanda Borges de Mattos e pai de 02 filhos: Arthur e Antonella.
Com 23 anos de idade, ingressou na escola de soldados na capital paulista, onde se formou soldado 2ª classe, passando a integrar o quadro de praças da Policia Militar do Estado de São Paulo no 48ª Batalhão de Polícia Militar do Interior, na cidade de Sumaré/SP.
Ainda em Sumaré/SP, trabalhou na modalidade de policiamento ROCAM - Rondas Ostensivas com Apoio de Motocicletas e teve destaque na atuação contra o crime organizado.
Em 2012, com 29 anos, foi transferido para o 43ª BPM-I, na cidade de Sertãozinho/SP, onde também teve destaque na ROCAM e na Radio Patrulhamento, recebendo elogios da comunidade e do Poder Judiciário do Município de Pitangueiras/SP, sendo por inúmeras vezes o "Policial Destaque do Mês".
Em 2013, foi promovido a Cabo PM e concluiu o curso de "Técnicas Policiais de Menor Potencial Ofensivo e Defesa Pessoal", realizado na Escola Superior de Educação Física da Policia Militar.
Passou a integrar o quadro de policiais do 33° BPM-I de Barretos/SP em 2016. Após um breve período trabalhando na cidade de Guaíra/SP, passou a integrar o batalhão de Força Tática de Barretos, onde desempenha trabalho de destaque no combate a roubos, furtos, tráfico de drogas e crime organizad, sendo bastante elogiado pelos demais policiais, comandantes e amigos.