Médico, empresário, ex-prefeito e ex-deputado estadual, Dr. Uebe Rezeck, recebe Título de Cidadão Benemérito da Estância Turística de Barretos
Homenagem foi proposta pelos vereadores Lupa (REPUBLICANOS) e Marcos Mariano (UNIÃO); Solenidade contou com a presença de ex-Prefeitos Municipais
O médico, empresário, ex-Prefeito e ex-Deputado Estadual, Dr. Uebe Rezeck, recebeu o Título de Cidadão Benemérito da Estância Turística de Barretos em Sessão Solene realizada na noite de quinta-feira, 07 de agosto, na Câmara.
A homenagem foi proposta pelos vereadores Luis Paulo Vieira "Lupa" (REPUBLICANOS) e Marcos Mariano (UNIÃO), por meio do Projeto de Decreto Legislativo nº 17/2025, aprovado por todos os vereadores.
Em 1988, Dr. Uebe recebeu da Câmara o Título de Cidadão Honorário, concedido a personalidades nascidas fora de Barretos. Dessa vez, recebeu o Título de Cidadão Benemérito, que é concedido aos cidadãos naturais de Barretos ou aos cidadãos não barretenses que, portadores do título de Cidadão Honorário e devido às virtudes excepcionais, se façam novamente merecedoras de homenagem pública.
A Mesa de Autoridades foi composta pelo Presidente da Casa, vereador Luís Paulo Vieira - Lupa (REPUBLICANOS); o 2º Secretário, Itamar Alves (PSD); o vereador Marcos Mariano (UNIÃO); os ex-Prefeitos Paula Lemos (gestão 2021-2024) e Dr. Emanoel Mariano Carvalho (gestões 2005-2008/2009-2012); a esposa de Dr. Uebe, Rosa Maria de Ávila Rezeck; e Maria da Graça de Oliveira Lemos. O ex-Prefeito Guilherme Henrique de Ávila (gestões 2013-2016/2017-2020) encaminhou um depoimento em vídeo, que foi exibido no telão.
Também estiveram presentes os vereadores Juninho Bandeira (PL), Dr. Chafei (MDB), Paçoca (SOLIDARIEDADE),Dr. Rodrigo Malaman (PP) e Japonês das Caçambas (PRD); os ex-vereadores Carlos Alberto Valinhos, Osvaldo Caiel Filho, André Rezeck e Vagner Cleber Chiapetti (vice-Prefeito na gestão 2017-2020 e Prefeito em dezembro de 2020); o Diretor do Jornal de Barretos e da Rádio Jornal de Barretos, Abdala Rezeck; os médicos do Hospital São Jorge, Dr. Adalberto Shinohara, Dr.ª Iolanda Correia; Dr. Jorge Rezeck; Dr. Uebe Chade Rezeck; os empresários e Diretores da ACIB - Associação Comercial e Industrial de Barretos, André Peroni e Arlene Peroni; o Chefe de Gabinete da Secretaria Municipal de Cultura, Rafael Luís Ferreira; o Chefe de Gabinete da Câmara, Gervásio Zanon; e os assessores parlamentares Gabriel Uchida, Andrea Cristina Ribeiro, Augusto Pedroso, Mariana Pacheco Correia.
Familiares, amigos, autoridades e admiradores do Dr. Uebe compareceram à Câmara para prestigiar a homenagem. Vários depoimentos em vídeos também foram exibidos no telão.
MAIS HOMENAGEM
Ainda durante a Sessão Solene, o médico ortopedista e capelão do 33º BPM-I Batalhão de Polícia Militar do Interior, Dr. Thomas Jo Kurita, entregou ao Dr. Uebe a Medalha São Paulo, honraria concedida pelo Instituto Histórico Militar a personalidades reconhecidas pelos esforços de luta pela liberdade e justiça, e pelas relevantes atividades sociais e cívicas realizadas.
A solenidade teve transmissão ao vivo pela TV Câmara no canal 31.3 e Youtube.
ASSISTA AO VÍDEO COMPLETO DA SESSÃO SOLENE
VEJA FOTOS NO FIM DA PÁGINA
USE O LEGIS VÍDEOS PARA CORTAR TRECHOS DA SESSÃO
SOBRE O DR. UEBE
Uebe Rezeck nasceu em Colina/SP e tem 89 anos. É filho de Chade Rezeck (em memória) e Racibe Rezeck(em memória), casado com Rosa Maria de Ávila Rezeck e pai de três filhos: Uebe Rezeck Filho, Lidiane de Ávila Rezeck e Jorge Chade Rezeck.
Estudou o primário e o ginásio em Uberaba/MG, no Colégio Diocesano; e o cientifico em Barretos/SP, no Instituto de Educação Mario Vieira Marcondes. É formado em Medicina (1962) pela Faculdade de Medicina “Ciências Médicas’, da Universidade do então Distrito Federal, no Rio de Janeiro.
A carreira profissional como médico teve início como estagiário concursado do Hospital Getulio Vargas, no Rio de Janeiro. Depois, estagiou por 5 (cinco) anos em Clínica Médica – Ginecologia e Obstetrícia na Policlínica de Botafogo, também na capital fluminense. Em 1961/1962, com 25 anos de idade, atuou como Diretor-Acadêmico da Policlínica Central dos Estudantes. Foi admitido como médico efetivo do Estado de São Paulo, responsável pela prestação de serviços nos centros de saúde de Jaborandi, Colina, Colômbia e Barretos, onde também ocupou a chefia do centro de Saúde e do Distrito Sanitário. Também foi Diretor Clínico do Sanatório Dr. Mariano Dias por cinco anos, Diretor do Pronto Socorro Municipal de Barretos entre 1970 e 1972 e Médico com consultório em Barretos desde 1963.
Na área empresarial, com 32 anos de idade, tornou-se Diretor-Proprietário da clínica São Jorge (1968) e Diretor Proprietário do Hospital São Jorge (1969 até os dias atuais).
Na política, foi vice-Prefeito de Barretos (1969-1972); Prefeito de Barretos (1983-1988 / 1997-2000 / 2001-2004) - tendo se licenciado do cargo em 1987 para assumir a Secretaria de Estado dos Negócios do Interior do Governo de São Paulo; Deputado Estadual (1990 -1994 / 1995/1998 / 2007-2010) - deixando o mandato em 1997 para assumir a Prefeitura.
Ainda no campo político, Dr. Uebe também atuou como Presidente do MDB/PMDB de Barretos por 10 anos - sendo delegado-eleitor por São Paulo à convenção nacional do partido; Membro do Diretório Regional do PMDB em São Paulo; Presidente da Comissão Executiva do PMDB no Conselho Regional da 13ª. Região Administrativa; Conselheiro e ex Secretário Geral da Associação Paulista dos Municípios; Membro do Conselho Fiscal da Confederação Nacional dos Municípios (1984), sendo 1º Secretário (biênio 1986/87) e Secretário Geral (1988); Secretário de Estado dos Negócios do Interior do Governo de São Paulo (1987/1988); Chefe de Gabinete do Ministério da Indústria e Comércio (1989/1990); Membro do Diretório Estadual do PMDB (2006/2008); Membro da Comissão de ética do Diretório Nacional do PMDB (2007/2009); e Secretário Municipal de Participação e Parceria da Prefeitura de São Paulo (2011/ 2012).
Dr. Uebe também foi Presidente do Centro Acadêmico Sir Alexandre Fleming da Faculdade de Ciências Médicas da Universidade do Estado da Guanabara; Presidente da União Nacional dos Estudantes de Medicina; Vice-presidente da União Metropolitana dos Estudantes; Conselheiro da União Nacional dos Estudantes; Conselheiro da União metropolitana dos Estudantes; Presidente da Sociedade União Síria de Barretos; Presidente do Conselho Deliberativo da União dos Empregados do Comércio de Barretos; e Presidente do Conselho Deliberativo do Rio das Pedras Country clube de Barretos.
Durante toda a vida, Dr. Uebe também recebeu várias homenagens e honrarias, como destaque para: Cruz do Mérito Cultural no Grau Cavalheiresco de Comendador, na Ordem da Solidariedade(1977); Cruz de Honra ao Mérito da Fraternidade Universal, no Grau Cavalheiresco de Comendador(1981); Comenda Paul Harris Fellow, da Fundação Rotary (1982); Comenda da Ordem do Mérito Jurídico e Social (1987); Medaille de Reconnaissance, do Conselho Nacional do Instituto Humanista de Paris (1987); Comenda Grande Oficial da Ordem Internacional dos Jornalistas (1992); Medalha “Brigadeiro Tobias”, pela Policia Militar do Estado de São Paulo(1987); Doutor “Honoris Causa”, da Faculdade de Odontologia da Fundação Educacional de Barretos(1998); Benemérito do Clube “Os Independentes” de Barretos(1985); Benemérito do CIAS - Centro de Investigação e Assistência Social de Barretos (1985); Diploma do Mérito Municipalista(1983/84/85); e Comenda "Chico Barreto", pela Câmara de Barretos (2016).
Recebeu ainda Títulos de Cidadania das cidades de Adolfo, Barretos, Cajobi, Colômbia, Guapiara, Guaraci, Igarapava, Icém, Mairiporã, Matão, Mirassolândia, Monte Azul Paulista, Olímpia, Orindiúva, Pariquéra-Açu, Paulo de Faria, Pirangi, Taiuva, Terra Roxa, Uchôa.